Artigos
Herbívoros
Herbívoros são animais que se alimentam de plantas. As espécies variam muito em tamanho, desde o elefante até pequenos insetos.
Foto: Herbívoros

Fotografia por Scott Sewell, CC BY-ND

Compartilhar

Um herbívoro é um animal que obtém sua energia e nutrientes através da alimentação de plantas (vegetais). Diferentes tipos de herbívoros comem diferentes partes da planta. Por exemplo, folívoros se alimentam de folhas, frugívoros se alimentam de frutas, granívoros se alimentam de sementes, polinívoros se alimentam de pólen e nectarívoros se alimentam néctar.

Os herbívoros podem variar muito em tamanho, desde os maiores animais terrestres (elefantes) e grandes mamíferos marinhos, como peixes-boi e dugongos até pequenos insetos, nematóides e tripes. Os herbívoros são consumidores primários (que recebem a sua energia através do consumo de produtores primários), assim eles desempenham um papel trófico importante nas comunidades ecológicas e teias alimentares.

Folívoros

Folívoros ou filófagos são animais que se alimentam principalmente de folhas. Folhas maduras contêm um alto teor de celulose, difíceis de digerir, com um conteúdo energético relativamente alto e, muitas vezes compostos tóxicos. Os folívoros tendem a ter um aparelho digestivo longo e metabolismo lento. Muitos precisam da ajuda de bactérias simbióticas para absorver os nutrientes de sua dieta.

  • Folívoros Terrestres

Como folhas maduras são pobres em nutrientes, e de difícil digestão por causa de seu alto teor de celulose, os animais usam muitas estratégias diferentes para comer folhas. Os animais que se alimentam de folhas de grama geralmente são conhecidos como pastadores. Os pastadores normalmente não são muito exigentes e comem todas as partes das folhas. Muitos herbívoros têm relação mutualística com bactérias que ajudam a digerir a celulose encontrada nas folhas. Brotos e folhas mais novas muitas vezes são mais nutritivas. Muitos folívoros passam a maior parte de seu tempo se alimentando nas árvores (por exemplo, koalas, preguiças e macacos folívoros).

Como as folhas são pobres em nutrientes, os folívoros precisam consumir uma biomassa significativa de folhas para atender suas necessidades diárias. Devido ao grande peso das folhas em suas entranhas, existem muito poucas aves ou mamíferos herbívoros que voam.

  • Folivores Aquáticos

Mamíferos como os ratos-almiscarados e alces são folívoros comuns em pântanos da América do Norte. Curiosamente, o hipopótamo, o maior mamífero herbívoro aquático, obtém a maior parte de seu alimento durante o forrageamento em terra.

  • Folívoros Marinhos

Grandes animais, como peixes-boi, dugongos e tartarugas-verdes se alimentam de "grama marinha" que cresce em águas rasas perto da costa. Muitos invertebrados, como ouriços-do-mar e abalones (gastrópodes), répteis como a iguana-marinha, e muitos peixes se alimentam de algas. Peixes marinhos têm varias estratégias para se alimentar de algas. Por exemplo, os peixes-papagaio raspam as algas fora das rochas com os seus grandes bicos - parecidos com dentes. Alguns peixes-donzela "exploram" algas em pequenos territórios que eles defendem de outros peixes.

Granívoros

Granívoros são animais que tem como alimento principal ou exclusivo as sementes de plantas ou grãos. Os granívoros podem ser encontrados em muitas famílias de vertebrados e invertebrados (especialmente mamíferos, aves e insetos).

Como comer uma semente mata uma planta em potencial, granívoros são considerados predadores de sementes. Alguns granívoros retiram as sementes diretamente da planta, enquanto outros granívoros procuram pelas sementes que se encontram adormecidas no banco de sementes do solo. Alguns granívoros desempenham papel importante na dispersão de sementes.

Frugívoros

Frugívoros são animais cuja dieta alimentar é composta principalmente de frutos, não causando prejuízo às sementes de uma planta, que são eliminadas intactas por defecação ou regurgitação.

Os frugívoros ou podem atuar como predadores de sementes que digerem sementes ao comer os frutos ou formam relações mutualistas com plantas porque eles dispersam sementes durante ou após consumir os frutos.