Gato-mourisco
Puma yagouaroundi
Foto: Gato-mourisco

Fotografia por Joachim S. Müller, CC BY-NC-SA

COMPARTILHE

Nome Comum
Gato-mourisco

Nome Científico
Puma yagouaroundi

Nome Inglês
Jaguarundi, Eyra Cat, Jaguarondi, Otter Cat

Distribuição Geográfica
(Clique no Mapa)

Foto: Mapa da Distribuição Geográfica

Perfil da Espécie

O gato-mourisco, conhecido também como jaguarundi, é um felino selvagem de porte médio encontrado do sul do Texas até a América do Sul.

O gato-mourisco mede 53-73 cm de comprimento, mais 31-51 cm de cauda, e pesa 3,5-9,1 kg. Tem pernas curtas, um corpo alongado e uma cauda longa, parecendo-se um pouco com uma lontra ou marta. Por esta razão, muitas vezes esses felinos são chamados de "gatos-lontra". As orelhas são curtas e arredondadas. A pele tem uma coloração uniforme. Pode ser cinza-acastanhado a escuro (fase cinza) ou vermelho desbotado para castanho (fase vermelha). Indivíduos de ambas as fases podem nascer na mesma ninhada.

Distribuição e habitat

O gato-mourisco é encontrado do sul do Texas e litoral do México ao norte, através da América Central e do Sul a leste dos Andes, e ao sul até o norte da Argentina. Seu habitat são as áreas de várzeas perto de fontes de água corrente. Embora comumente encontrados nas planícies, eles são relatados em altitudes elevadas a cerca de 3.200 m. Os gatos-mouriscos ocasionalmente habitam também zonas tropicais densas.

Gatos-mourisco também foram avistados no estado americano da Flórida desde o início do século 20. Aqui, acredita-se que a espécie tenha sido introduzida, mas não se sabe quando ocorreu a introdução.

Comportamento

Ao contrário de muitos outros felinos, os gatos-mouriscos são principalmente diurnos, sendo ativos durante o dia, em vez de ao entardecer ou a noite. Eles se sentem confortáveis em árvores, mas preferem caçar em terra. Eles comem quase todos os pequenos animais que conseguem capturar, geralmente roedores, pequenos répteis e aves que se alimentam no chão. Já foram vistos caçando presas maiores, como coelhos e gambás. Presas relativamente incomuns incluem peixes e até mesmo saguis. Como muitos outros felinos eles também incluem uma pequena quantidade de vegetação e artrópodes em sua dieta.

Embora eles pareçam ser um pouco mais sociáveis do que muitos outros felinos, dispostos a tolerar a presença próxima de outros membros de sua espécie, na natureza eles geralmente são encontrados sozinhos, sugerindo um estilo de vida solitário. O território em que vivem é muito variável, dependendo do ambiente local. Segundo relatos, o terrirório pode variar de 6-100 km2. Como outros felinos, eles marcam seu território riscando o chão ou galhos próximos, esfregando a cabeça, urinando, e deixando suas fezes descobertas. Eles são tímidos e reclusos.

Reprodução

O período de gestação dura de 70-75 dias, a fêmea dá à luz uma ninhada de 1-4 filhotes. Os filhotes nascem com manchas em sua parte inferior, que desaparecem com o tempo. Eles são capazes de ingerir alimentos sólidos em torno de seis semanas. Os gatos-mouriscos se tornam sexualmente maduros em aproximadamente dois anos de idade, e podem viver até 10 anos em cativeiro.

Conservação

Este felino não é muito procurado por sua pele, mas está sofrendo declínio devido à perda de habitat. O Departamento de Parques e Vida Selvagem do Texas manifestou preocupação de que a presença do Jaguarundi no sul do Texas pode estar em perigo devido à perda de habitat.

Subspécies

  • Puma yaguaroundi armeghinoi - Argentina e Chile
  • Puma yaguaroundi cacomitli - Texas (EUA) e México
  • Puma yaguaroundi eyra - Brasil, Paraguai e Argentina
  • Puma yaguaroundi fossata - México a Honduras
  • Puma yaguaroundi melantho - Peru e Brasil
  • Puma yaguaroundi panamensis - Nicarágua a Equador
  • Puma yaguaroundi tolteca - Arizona (EUA) e México
  • Puma yaguaroundi yagouaroundi - Guiana e Floresta Amazônica

Referência

Wikipedia (Inglês)

Status de Conservação da Espécie

Least Concern

Status

POUCO PREOCUPANTE

Ano avaliado
2008

Classificada por
IUCN 3.1