Gato-de-pallas  Otocolobus manul
Foto: Gato-de-pallas

Fotografia por muzina_shanghai, CC BY-NC-ND


Compartilhe

Distribuição Geográfica
(clique no mapa)

Foto: Mapa da Distribuição Geográfica

Nome Comum
Gato-de-pallas

Nome Inglês
Pallas's Cat, Manul

Nome Científico
Otocolobus manul

PERFIL DA ESPÉCIE

O gato-de-pallas, conhecido também como manul, é um pequeno felino selvagem, com tamanho aproximado de um gato-doméstico, mas parece muito maior devido à sua aparência robusta e pelagem densa e longa, que ajudam a protegê-lo do frio em seu gelado habitat.

A pelagem do gato-de-pallas, que é quase o dobro do comprimento nas partes inferiores e na cauda, muda de cor sazonalmente, de um cinza fosco no inverno ao cinza/vermelho na primavera. O comprimento dos pelos e a densidade também variam sazonalmente, sendo mais longos e mais pesados nas estações frias. As pernas curtas e encorpadas são marcadas com faixas pretas, e a ponta da cauda preta e peluda possui anéis no final. No queixo, garganta, interior das orelhas e logo abaixo dos olhos existem manchas contrastantes de cor branca ou creme. Duas listras escuras correm na diagonal em cada bochecha e a coroa é padronizada com pequenos pontos pretos.

A cor e o padrão da sua pelagem dão ao gato-de-pallas um alto nível de camuflagem, e entre as rochas, ele pode permanecer perfeitamente oculto. As orelhas pequenas e arredondadas estão situadas abaixo nas laterais da sua cabeça larga e curta, uma adaptação para perseguir presas em campo aberto, onde há pouca cobertura. Ao contrário de outros pequenos felinos, as pupilas dos grandes olhos do gato-de-pallas contraem para pequenos círculos ao invés de fendas.

O gato-de-pallas tem entre 50-65 cm de comprimento (cabeça-corpo) e uma cauda de 21-31 cm. Seu peso varia entre 2,5-5 kg.

Biologia

O gato-de-pallas é um felino reservado e solitário que tem picos de atividade crepuscular, mas pode estar ativo em qualquer momento do dia e noite. Ele se abriga em pequenas cavernas ou fendas de rochas, e mais comumente em tocas abandonadas de marmotas e outros animais. Esta espécie ocorre em densidades muito baixas, com cerca de 8-11 indivíduos dentro de 100 km².

O território do gato-de-pallas pode variar entre 8-100 km², com os machos ocupando áreas maiores do que as fêmeas e sobrepondo o território de várias fêmeas. Este hábil predador caça perseguindo e emboscando a sua presa. Ele também espera em entradas de tocas e ataca pequenos mamíferos que saem da suas tocas. O gato-de-pallas se alimenta principalmente de roedores e pequenos mamíferos, como lebres, ratos, pikas e esquilos de solo, mas também se alimenta de aves, lagartos e gafanhotos.

O gato-de-pallas é um reprodutor sazonal, com a maioria dos filhotes nascendo em abril e maio. O macho segue uma fêmea por três ou quatro dias durante o acasalamento, talvez para protegê-la de outros machos enquanto ela está sexualmente receptiva. O período de gestação é de 9-10 semanas e nascem entre 3-6 filhotes. A maturidade sexual é atinginda aos 10-11 meses de idade.

Habitat

O gato-de-pallas está adaptado a habitats áridos e frios em áreas montanhosas de planaltos, como desertos alpinos pedregosos e pastagens de estepes com afloramentos rochosos. Este felino parece ter uma preferência por áreas rochosas e desfiladeiros, que proporcionam proteção contra predadores, o que não acontece em habitats muito abertos e expostos. Apesar deste felino ter sido encontrado a até 4.800 m de altitude, a maioria dos registros vêm de altitudes muito mais baixas. Este felino geralmente evita áreas com neve profunda.

Distribuição

Um felino amplamente distribuído, mas raro, o gato-de-pallas é encontrado do Mar Cáspio, no oeste pelo Cazaquistão, Paquistão e norte da Índia, até partes da China e Mongólia. Ele ocorre nos seguintes países: Afeganistão, Armênia, Azerbaijão, China, Índia, Irã, Cazaquistão, Quirguistão, Mongólia, Paquistão, Federação Russa, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

Ameaças

O gato-de-pallas tem sido caçado por causa da sua pele, principalmente na China e Mongólia. Com seus números em declínio na natureza e restrições cada vez maiores, o comércio internacional de peles do animal, felizmente, tem diminuído nos últimos anos. Ameaças significativas também existem na forma de envenenamento em grande escala de pikas e ratos, presas que fazem parte da dieta do felino e que são consideradas pragas por populações de algumas regiões.

O gato-de-pallas, e particularmente seus filhotes, são altamente suscetíveis à toxoplasmose, uma doença contraída de roedores, dos quais ele se alimenta. Embora atualmente exista uma baixa incidência da doença em seu habitat, isto poderia aumentar com as mudanças climáticas e o aquecimento global, sendo um motivo para preocupação. Finalmente, a fragmentação do habitat e o desenvolvimento são problemas cada vez maiores dentro da área de ocorrência do gato-de-pallas.

Subespécies

  • Otocolobus manul manul
  • Otocolobus manul nigripecta
  • Otocolobus manul ferruginea

Referência

Wikipedia / Arkive / IUCN


Status de Conservação da Espécie

Near Threatened

Status

Quase Ameaçada

Ano avaliado
2008

Classificada por
IUCN 3.1