Tucano-toco  Ramphastos toco
Foto: Tucano-toco

Fotografia por © Ogniets


Compartilhe

Distribuição Geográfica
(clique no mapa)

Foto: Mapa da Distribuição Geográfica

Nome Comum
Tucano-toco

Nome Inglês
Toco Toucan

Nome Científico
Ramphastos toco

PERFIL DA ESPÉCIE

O tucano-toco, conhecido também como tucano-açu, é uma ave da família Ramphastidae. É a maior e provavelmente a mais conhecida espécie da família dos tucanos.

O tucano-toco tem uma plumagem marcante, com um corpo principalmente preto, a garganta, peito e a plumagem superior da cauda são brancas, e a plumagem embaixo da cauda é vermelha. O que parece ser uma íris azul é, na verdade, uma fina pele azul ao redor dos olhos. Esta pele azul é rodeada por outro anel de pele nua laranja. A característica mais notável, no entanto, é o seu enorme bico, que tem entre 15-23 cm de comprimento e é amarelo alaranjado, com uma base preta e uma grande mancha preta na ponta. O bico parece pesado, mas como em outros tucanos, é relativamente leve em grande parte porque o interior é oco. A língua é quase tão longa quanto o bico e muito plana.

O tucano-toco tem um comprimento total de 55-65 cm e seu peso varia entre 500-876 g. O macho é maior é mais pesado do que a fêmea.

Biologia

O tucano-toco é uma ave frugívora do dossel das árvores, cuja dieta é composta principalmente de frutas, mas ele é considerado um oportunista. Ele se alimenta também de vários tipos de insetos , filhotes e ovos de outras aves, incluindo os da ameaçada arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus).

O tucano-toco é uma ave social, geralmente vista em pares ou em pequenos grupos. A nidificação é sazonal, mas a época é diferente entre as regiões em que ele ocorre. O ninho geralmente é feito em cavidades de árvores altas, onde a fêmea coloca 2-4 ovos alguns dias após o acasalamento. Os ovos são incubados pelo casal e eclodem após 17-18 dias. Os filhotes nascem com pele nua, olhos fechados e são indefesos até aproximadamente 6-8 semanas. Neste momento, os jovens começam a desenvolver os seus característicos bicos e emplumam algum tempo depois. O tucano-toco atinge a maturidade sexual aos 3-4 anos de idade e pode viver, em média, 20 anos na natureza.

Habitat

Ao contrário de outros membros do gênero Ramphastos, o tucano-toco não é uma espécie de floresta. Ele pode ser encontrado em uma ampla variedade de habitats semiabertos, como bosques, savanas e outros habitats abertos com árvores dispersas, cerrado, plantações, bordas de florestas e até mesmo jardins arborizados. É uma espécie principalmente de planícies, mas ocorre até 1.750 m de altitude.

Distribuição

O tucano-toco ocorre na Argentina, Bolívia, Brasil, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname.

Referência

Wikipedia (Inglês) / Animal Diversity Web / IUCN


Status de Conservação da Espécie

Least Concern

Status

Pouco Preocupante

Ano avaliado
2012

Classificada por
IUCN 3.1