Gavião-de-penacho  Spizaetus ornatus
Foto: Gavião-de-penacho

Fotografia por Nathan Rupert, CC BY-NC-ND


Compartilhe

Distribuição Geográfica
(clique no mapa)

Foto: Mapa da Distribuição Geográfica

Nome Comum
Gavião-de-penacho

Nome Inglês
Ornate Hawk-Eagle

Nome Científico
Spizaetus ornatus

PERFIL DA ESPÉCIE

O gavião-de-penacho é uma ave de rapina da América Tropical, pertencente à família Accipitridae.

O gavião-de-penacho tem uma crista de penas proeminente, um bico preto, asas largas e uma cauda longa e arredondada. Sua plumagem é notavelmente colorida e seus olhos são dourados e penetrantes. Os lados da cabeça e a parte de trás do pescoço são de cor castanho, misturando-se na plumagem preta do dorso e asas. A cauda também é preta, mas é padronizada com três barras marrom acinzentadas. As partes inferiores são brancas e fortemente marcadas com barras pretas abaixo do peito. Os fortes pés amarelos têm garras longas e afiadas, e são igualmente tão importantes quanto o bico para caçar presas.

O gavião-de-penacho é uma ave de porte médio, com cerca de 56-68 cm de comprimento, uma envergadura de asas entre 117-142 cm e peso entre 0,9-1,6 kg. A fêmea geralmente é maior do que o macho.

Biologia

A dieta do gavião-de-penacho inclui uma grande variedade de aves, como araras, papagaios e tucanos, mamíferos como cutias, juparás, esquilos e ratos, e ocasionalmente répteis como iguanas e serpentes. Há registros desta ave predando primatas também.

O ninho do gavião-de-penacho é difícil de ser avistado, pois geralmente está no alto da floresta, protegido de potenciais predadores terrestres. O ninho, que pode medir até 170 cm de largura, é construído com galhos. A fêmea coloca um único ovo, que é incubado por cerca de 48 dias, principalmente pela própria fêmea. Depois que o filhote nasce, o macho caça o alimento e o leva até a fêmea no ninho, que então alimentará o filhote. Quando o filhote tem cerca de 3 semanas de idade, a fêmea começa a caçar, e quando o filhote empluma, entre 66-93 dias, a fêmea ignora a sua prole. Neste momento, o macho então assume o cuidado do filhote e o alimentará até que ele consiga caçar sozinho.

Habitat

O gavião-de-penacho tem como habitat as florestas úmidas de regiões tropicais e subtropicais, geralmente até 1.200 m de altitude, mas ocasionalmente até 3.000 m.

Distribuição

O gavião-de-penacho é encontrado na América Central e América do Sul. Ele ocorre no sudeste do México, Nicarágua, Panamá, Trinidad e Tobago, Belize, El Salvador, Guatemala, Honduras, Costa Rica, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai.

Referência

Wikipedia (Inglês) / Arkive / IUCN


Status de Conservação da Espécie

Near Threatened

Status

Quase Ameaçada

Ano avaliado
2012

Classificada por
IUCN 3.1